2011/08/10

#MotoFAIL



Totalmente offtopic, mas queria postar em algum lugar e não queria abrir um novo blog só pra isso, então vou escrever aqui mesmo e vou fazendo os updates e adicionando mais imagens e informações.


Fevereiro de 2011:

Comprei em fevereiro desse ano (2011), usando uma porrada de pontos que eu já tinha na Vivo depois de muito tempo com pós pago sem resgatar nada, um celular Motorola Milestone. Usei meus pontos, renovando minha fidelidade com a Vivo, troquei de plano por um plano com dados e paguei R$ 400,00. O valor do celular na época (valor da nota fiscal) era R$ 1200,00.




Março de 2011:

O celular começou a, sem motivo aparente, reiniciar, inclusive durante ligações. Toda vez que ele começava a reiniciar com muita frequência eu retornava ele para as configurações de fábrica e ele reiniciava com menos frequência por um tempo, para depois voltar com o mesmo problema.


Maio de 2011:

O celular passou a apresentar um novo problema, além do problema de reinicialização. Agora a captação de áudio em chamadas normais não funcionava mais. Ele funcionava no viva-vox ou no fone/mic externos, mas sem viva-voz e sem acessórios ele simplesmente não captava o meu áudio. Eu ouvia as ligações, mas as pessoas não me ouviam. Continuei usando o celular usando só o viva-voz, pois como sou professor e dou muitas aulas particulares, marco muitas aulas por e-mail e dependia do celular para isso.


10 de junho de 2011:

Levei o celular à assistência técnica da Motorola da Avenida Antártica, Celular West. Como não tinha o carregador original em mãos e tinha pressa, comprei por R$ 50,00 um carregador novo lá mesmo e abri a primeira ordem de serviço, reclamando do áudio e das reinicializações indesejadas. Fui informado ainda que receberia o celular pronto em 15 dias corridos.


27 de junho de 2011:

Depois de ligar no dia 25 e ser informado que meu celular não estava pronto ainda, fui até a assistência no dia 27 e peguei o celular. Assinei a saída do aparelho para retirá-lo e o levei pra casa. Assim que recebi a primeira ligação percebi que o problema do áudio permanecia o mesmo.




30 de junho de 2011:

Abri a segunda ordem de serviço já muito irritado. Mais uma vez, fui informado que em 15 dias corridos o celular estaria pronto para que eu retirasse. Além disso, me foi passado o telefone da central para que eu tentasse solicitar a troca do aparelho. Depois de muitas ligações só o que consegui foi ouvir muitas vezes que deveria esperar de 7 a 10 dias pelo laudo técnico.



19 de julho de 2011:

Abri a reclamação no site Reclame Aqui: http://www.reclameaqui.com.br/1484146/motorola-do-brasil/desde-o-dia-10-de-junho-2-ordens-de-servico-nenhuma-solucao/


Protocolo de atendimento na central telefônica da Motorola: 110801009923


21 de julho de 2011:

Apesar de ter sido informado pela central que meu celular só seria devolvido no dia 26, no dia 20 já estava na assistência. Depois de chegar lá faltando pouco pras 18 e dar com a cara na porta, consegui retirar o aparelho no dia 21. Retirei o aparelho e testei o áudio ainda na assistência. Impotante escrever aqui que mais uma vez tive que assinar o recebimento do aparelho antes de pegá-lo, um papel onde consta que estou recebendo o aparelho em perfeito estado de funcionamento. Como eu poderia saber o estado de funcionamento de um aparelho lacrado num plástico, sem bateria, chip ou cartão de memória?


Os dois problemas iniciais do meu aparelho eram: recepção de áudio em ligações normais (sem ser pelo viva-voz ou pelo fone) e reinicializações indesejadas. Testei a recepção de áudio ainda lá e tava tudo funcionando. Tentei baixar coisas e rodar aplicativos pra ver se reiniciava, mas aparentemente tava tudo ok. Fui pra casa e tentei transferir músicas. Logo antes disso Milestone reiniciou pela primeira vez.

Reiniciei o aparelho e fui conectá-lo na usb. Sem conexão. Tentei desligar o depuramento sei lá o que da usb lá e conectar de novo. Nada. Desconectei e tentei entrar no gerenciador de arquivos para ver se tinha algo de diferente no SD. Reiniciou.

Levei novamente na mesma assistência. Deixei o aparelho e a moça me informou que eu precisava ligar na central Motorola para solicitar a troca do aparelho. Acabei de ligar lá e a posição que a moça me informou foi que eu tenho que esperar 10 dias úteis para depois ligar lá novamente e receber uma posição da Motorola, se eles irão trocar meu aparelho ou não.


Perguntei o que acontece se a posição da Motorola for realmente a troca e a moça me informou que então eu vou esperar mais 7 dias úteis e aí o aparelho é liberado e enviado para a assistência, aí eu fico ligando lá até o aparelho chegar. Ou seja, 42+10+7=59 dias.

Só fui informado durante a "execução da manutenção" (entre aspas por motivos óbvios) que tinha direito a um aparelho reserva, que é um aparelho simples, não um smartphone como o meu. Assinei o termo e peguei o aparelho reserva.


01 de agosto de 2011

Fui viajar e fiquei 9 dias fora. Voltei e liguei na Motorola, mas fui informado que teria que esperar ainda mais 7 dias úteis pelo laudo técnico.


03 de agosto de 2011

Liguei novamente na Motorola, como faço todo dia, e me informaram que meu celular já estava de volta na assistência.

Fiz contato hoje pelo site da Motorola, já que eles não disponibilizam (ou escondem, se existir) um e-mail para contato.


Me responderam (Carolina Rocha, Central de Relacionamento Motorola Brasil) com um texto sem sentido nenhum, com uma lista de assistências (se já abri três ordens de serviço é porque já sei onde tem uma assistência, não?), me dizendo que o aparelho já estava disponível para ser retirado na assistência e que eu deveria encaminha o aparelho com todos os acessórios para a Motorola. Não entendi, já que na assistência sempre deixo só o aparelho e o carregador e eles me deixam com a tampa traseira.


Respondi:




05 de agosto de 2011

Retirei meu aparelho na assistência. Pedi para testar o usb ainda lá e a moça disse que não podia. Me recusei a assinar a saída do aparelho (onde consta que estou retirando o aparelho em perfeito estado de funcionamento e que eles fazem com que o cliente assine ANTES de receber o aparelho).


Assim que cheguei em casa testei o usb no carregador, no meu MacBook, num computador com Windows e no Linux, em todas as usb possíveis. Não funcionou.

Enviei mais uma pergunta pelo site, já que não obtive resposta da última.


No papel de saída da assistência constava que o aparelho não havia tido nenhum reparo, pois havia sido testado e estava em perfeito estado de funcionamento.


08 de agosto de 2011

Levei novamente o aparelho na assistência técnica e abri uma quarta ordem de serviço. A moça da assistência me entregou a Ordem de Serviço rindo e me dizendo: "Toma aí mais uma pra sua colecção".


A assistência técnica me sugeriu mais uma vez que ligasse na assistência pra solicitar a troca do aparelho. Eu disse que já havia me informado junto ao Procon (LINK) e que não queria a troca, que exigia meu dinheiro de volta.


Liguei na assistência técnica e reclamei mais uma vez, como fiz em praticamente todos os dias úteis em que não estava viajando desde que abri a segunda ordem de serviço. Novamente, como em todas as vezes que liguei lá, me informaram que eu teria que aguardar 7 dias úteis pelo laudo técnico.

Retirei mais uma vez o aparelho reserva e só dessa vez reparei na quantidade de informações falsas no termo de compromisso que nos fazem assinar para retirar.


As informações inverídicas ou simplesmente omitidas são:

  • RG isento;
  • Endereço incompleto (bom que assim nem preciso editar a foto);
  • Não recebi nenhum estojo OUTROMOTO e nem sei do que se trata;
  • Não foram emitidas três vias, mas apenas duas (assinei uma e fiquei com a outra, a da foto);
  • Nenhuma testemunha foi solicitada.


09 de agosto de 2011

A Motorola respondeu minha reclamação no Reclame Aqui: LINK


Liguei no telefone que me indicaram e, depois de duas tentativas e 4 atendentes diferentes, me passaram um outro número em que eu deveria contactar, o 30191401, para falar com Cláudia ou Gabriela, até as 18hs. Liguei às 17:45 e, segundo o atendeste e depois de uma longa espera em silencia, as duas já haviam "encerrado o expediente". Falei um monte mais uma vez.


10 de agosto de 2011

Liguei mais uma vez no 30191401 e a Gabriela atendeu. Expliquei o que havia acontecido e perguntei qual a sugestão da Motorola (vide resposta no Reclame Aqui) para o meu caso. Ela respondeu que eu tinha que esperar 7 dias úteis pelo laudo técnico. Falei um monte mais uma vez.

Tanto a Gabriela quando os dois atendentes que me atenderam na Central hoje me disseram que a Motorola não devolve o dinheiro para os clientes.

3 comentários:

  1. eu ia sugerir procon, bevi, mas ja eh caso de juizado especial civel! eu sei que existe o do macikenzie, na consolacao, mas vc pode procurar um mais proximo da sua casa/trabalho!
    tambem tenho uns problemas com outras empresas, um dia te conto!
    abs e boa sorte!

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  2. mas então... nem vale procon então? e pra abrir no juizado especial civel não precisa de advogado. já vi que tem um na consolação mesmo...

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  3. o "não precisa de advogado" era uma pergunta. :)

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